sexta-feira, 3 de junho de 2011

Crescendo a maneira de Deus

Base Bíblica: Atos 2:41-47



Você já ouviu esta frase todo começo são flores? O começo do namoro, casamento, o primeiro dia no trabalho, você não conta distância pra fazer as coisas, faz até as que não são de sua responsabilidade, etc. Na igreja primitiva este ditado funciona perfeitamente, pois ela cresceu de uma maneira extraordinária de onze discípulos saltou para três mil em um só dia. A quem diga quando cresce assim do dia pra noite algo de errado tem. Mas com respeito à igreja de atos, não tinha nada de errado com a igreja, pelo contrário ela estar crescendo da maneira que Deus queria.

Argumentação -  Gostaria no que levou esta igreja a crescer tanto e  com qualidade que é maneira que Deus quer, ele não quer só crescimento ele quer qualidade. A igreja de atos estava observando alguns princípios interessantes. Que princípios eram estes?

1° Perseveravam na doutrina dos apóstolos (VS 42) - A igreja de atos era uma igreja que lia a bíblia, meditava na palavra, conheciam as leis do Senhor. Uma igreja que não tem o hábito da leitura da palavra, ou que as suas doutrinas não seja condizentes com a palavra de DEUS  ela pode até crescer, mas não será um crescimento que Deus estar abençoando. Uma igreja só cresce dentro da vontade de Deus quando esta estiver vivendo em constante leitura da palavra do Senhor. Vale abrir um parêntese que neste termo, perseveravam na doutrina dos apóstolos, está no plural, nos dando uma idéia que eram todos não apenas uma só pessoa. Portanto a responsabilidade é de todos não apenas do pastor ou dirigente.

2° Na comunhão - A palavra comunhão é a junção de comum + união = comunhão. E esta comunhão só é possível quando estamos vivendo em união, em acordo buscando o mesmo objetivo. Não pode existi dentro da igreja, inveja, panelinhas, discórdia, pois aonde existi esta coisas Deus não abençoa o crescimento da mesma.

3° No partir do pão – Aqui está tratando da ceia do senhor - Mas poderíamos usar sem problema nenhum, na questão de dividir os bens entres  àqueles  que precisam. Notem o verso 45 “vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo entre todos, a medida que alguém tinha necessidade”. Uma igreja nunca irá crescer, dentro da vontade do Senhor, se existir dentro da mesma, egoísmos, eu trabalho, eu como, eu tenho, mas que suficiente, não estou nem ai pros outros, cada um que se vire. Nós temos, como igreja, aprender a sermos, mais sensível com os sofrimentos do outros em especialmente dos irmãos da fé. O apóstolo Tiago em sua carta 4:15-17 diz que se a nossa fé não for dotada de boas obras é morta.

4° Nas orações- A oração é essencial para a vida cristã – Martinho Lutero assim disse que se não orasse durante 4 horas diretas sem parar ele acreditava que o diabo estava em vantagem contra ele. O homem do céu (irmão Yun) orou durante vários dias pedindo uma bíblia ao Senhor. Já se tem dito que oração é a respiração da alma, quanto o oxigênio é importante para a nossa sobrevivência, assim a oração é importante para vida do crente, que não crescerá se não desenvolver a oração no dia a dia. A igreja de atos cresceu porque era uma igreja que orava.

Conclusão:
Muitas vezes reclamamos que a igreja não cresce que é fria, que é isso e aquilo outro. Você quer crescer espiritualmente? Quantos querem ver esta igreja crescer? Então, não existe fórmula mágica, a receita esta aqui (perseverar na doutrina,na comunhão,no partir do pão, e na oração). Como tem sido a tua vida de comunhão com Deus? A igreja será,sempre fria,pequena ,até o dia que você começar a mudar de postura diante de Deus.


Por: Hernaney P. Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário